Skip to content

24 meses

February 9, 2014
by

Et voilà que se passaram 2 anos!

E não tem jeito, a gente sempre para pra pensar nessa relação estranha que temos com o tempo desde que imigramos. Passou tão rápido e, ao mesmo tempo, tanta coisa já aconteceu que parece que não cabe em 24 meses. Poderiam ter se passado 10 anos!

Eu fico feliz quando encontramos alguém que já está aqui há muitos anos e que nos diz «vocês acabaram de chegar, 2 anos não é nada!». Gosto de pensar que estamos no começo da nossa nova vida, construindo as bases, que ainda temos muito o que correr atrás e muito a aprender. Às vezes me pego fazendo planos para começar tudo de novo mais uma vez: mudar de casa, de cidade, de emprego, de carreira, voltar aos estudos… Eu gosto dessa sensação de que temos um mundo de escolhas em nosso caminho, de que nada precisa ser permanente.

Com todos os dramas do primeiro ano de imigração resolvidos, 2013 foi um ano em que pudemos aproveitar o que construímos até aqui e nos enraizar um pouco mais. Já nos sentimos parte da cidade e sentimos que ela nos pertence. Conhecemos os caminhos e sabemos onde ir. Sabemos onde procurar e com quem falar. Falamos a mesma língua e conhecemos seus ciclos. Aprendemos que ela não é perfeita, mas nós também não somos – e nos aceitamos muito bem desse jeito.

Nesse ano pudemos também nos dedicar às nossas metas de crescimento pessoal. Conseguimos reduzir nosso consumo e enxergar com mais clareza que não precisamos de bens materiais para nos satisfazer. Colocamos em prática o «projeto minhoca» e não podemos imaginar como conseguíamos mandar restos de alimentos tão ricos para o lixão. Aprendemos a valorizar a produção local, mesmo se temos que pagar um pouquinho a mais por isso. Continuamos nos esforçando e tentando dar a nosso corpo e mente a atenção que eles merecem. E ainda temos muito a evoluir para sermos pessoas melhores.

O Québec é a nossa casa e é aqui que a gente se sente bem. A gente não precisou de 2 anos para descobrir isso, mas o tempo só vem confirmando. E quando temos alguma dúvida, os dias felizes – que graças a Deus, não são poucos – nos trazem as respostas que precisamos.

Que venha o terceiro ano! E que ele seja tão bom quanto os dois primeiros, com todos os desafios e aprendizados que fazem a vida valer a pena.

:-)

Inline image 1

Advertisements
3 Comments leave one →
  1. February 9, 2014 20:32

    Dois anos muito bem vividos! :)

  2. Sui permalink
    February 10, 2014 05:29

    Sim muito bem vividos e cheios de novas experiencias ! Fico muito feliz de ver vcs felizes.
    Amo vcs ,saudades…

  3. Dainha permalink
    February 10, 2014 18:07

    Basta ver o brilho nos olhos de vocês dois para entender que a vida que escolheram está valendo muito a pena. bjos <3

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: