Skip to content

Melhorando o que é bom

August 18, 2013
by

Dizem que Montreal é a capital dos ciclistas na América do Norte. Como ciclista e morador, posso dizer que a rede de ciclovias é bem estruturada e funciona muito bem. Normalmente a gente consegue ir de um lugar a outro rodando pelo menos 70% do caminho em ciclovias ou em ruas que são compartilhadas (os carros dão preferência às bicicletas e tem placas e o símbolo de uma bike no asfalto). Dos outros 30%, 20 são de ruas tranquilas e 10 de avenidas movimentadas (com a maioria dos motoristas respeitando os ciclistas). Parece bom, não?

A prefeitura de Montreal acha que não é o suficiente e que dá pra melhorar. Foi lançado há alguns meses um aplicativo chamado Mon RésoVélo. Esse aplicativo mapeia o trajeto de cada ciclista. Quanto mais pessoas usarem, mais informações sobre os deslocamentos a prefeitura vai ter. Com isso, ela consegue ver quais são as regiões que tem mais movimento e pode avaliar onde devem ser implementadas novas ciclovias. Quando sair algum resultado sobre isso, escrevo novamente. Link para baixar o aplicativo.

Outra boa notícia é que a Vélo Québec está tentando aprovar um projeto para a atualização das leis de trânsito para ciclistas. Isso inclui o direito de pedalar pelas calçadas embaixo de um viaduto que não tenha ciclovia (respeitando os pedestres, é claro), não precisar fazer uma parada total numa placa de “pare” (o ciclista poderia reduzir a velocidade e continuar, caso não tenha ninguém para atravessar) e também não ser multado por não ter todos os refletores caso o ciclista tenha luzes dianteiras e traseiras. É bom ter uma organização que defende os direitos de quem se desloca em duas rodas. :)

Também saiu um mapa que mostra os cruzamentos com mais acidentes na cidade. Isso ajuda os ciclistas a serem mais prudentes nessas intersecções.

Como nada nesse mundo é perfeito, em Montreal tem muito roubo de bicicleta. Para estacionar a sua bike por aqui, precisa ter um bom cadeado em U e prender sempre as rodas. Há pouco tempo foi criado um mapa onde as pessoas podem ver quais são os lugares com mais roubos e evitar deixar a magrela dando bobeira nessas áreas. Também criaram uma comunidade no Facebook onde as pessoas compartilham fotos das bicicletas roubadas e tentam recuperá-las. Não sei se isso dá resultado, mas me parece interessante.

E para terminar o post bem, fica aqui o video da pedalada que fizemos de Montreal até Val-David pelo P’tit Train du Nord, percurso clássico da Route Verte. Quem sabe no inverno a gente não volta pra fazer ski de fond. :)

P’tit Train du Nord from Flavio Chan on Vimeo.

Inline image 2

Le P’tit Train du Nord

O percurso

A altimetria do percurso

Inline image 3

Cycle Chic :)

Advertisements
9 Comments leave one →
  1. August 18, 2013 22:12

    Enquanto não neva, a gente vai pedalando… :-)

  2. Fabiano permalink
    August 19, 2013 00:41

    Demais o video…e claro os 90klm percorridos, parabens :)

  3. Dainha permalink
    August 19, 2013 18:05

    Nada como morar num país que cuida de seus habitantes e pensa no bem e no futuro da nação.

  4. Natalia permalink
    August 21, 2013 07:57

    Nossa, eu sempre achei que a vida de ciclista aqui na Alemanha era boa, mas acho que no Canadá é melhor ainda! Parabéns pelo longo percurso! Bjs e saudades!

    • August 31, 2013 22:42

      A vida de ciclista aqui é boa Nata, mas acho que na Alemanha ainda é melhor! ;)

  5. August 26, 2013 21:42

    Venho pra cá procurando novos posts há 3 dias. Acho que viciei no blog de vcs! Já tô até mais doida do que estava pra comprar uma bike! =) Voltarei sem dúvida pra ler as novas aventuras do casal… Beijocas

    • August 31, 2013 22:44

      Marcella, a bike é o melhor meio de transporte aqui, desde que as temperaturas estejam “pedaláveis”! :)

  6. Noah permalink
    August 27, 2013 16:36

    Olá!

    Gostei muito do seu blog, parabéns! Trabalho para uma empresa contratada para divulgar um seguro de viagens da Minuto Seguro e gostaria de saber se você está interessada em fazer alguma parceria.

    Obrigado, Noah.

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: