Skip to content

Marche pour la Terre 2013

April 24, 2013
by

Dia 21 abril foi a Marche pour la Terre aqui em Montreal. O tempo estava excelente e fizemos questão de participar para dar apoio ao movimento e também para saber como são essas manifestações por aqui.

A Marche pour la Terre é um evento super pacífico e familiar. As pessoas levam as crianças e ensinam que temos que defender nossos ideais. Os mais velhos também participam e dão exemplo. A polícia controla o trânsito e protege os manifestantes. Os únicos que não estavam muito contentes eram os motoristas.

Já falamos das nossas preocupações ambientais nesse post. No Brasil a gente se esforçava para reciclar o lixo de todo o prédio, mas aqui em Montreal isso é comum e não exige nenhum esforço. Foi aí que decidimos que tínhamos que fazer mais pelo planeta. A regra dos 3 Rs está sempre na cabeça. Reduzimos o consumo (e pensamos 10x antes de comprar alguma coisa), reutilizamos os produtos e reciclamos tudo que é possível. Além disso, evitamos o desperdício (principalmente de comida), não compramos nada (ou quase) que seja descartável, compramos nossos produtos de limpeza biodegradáveis no Éco-Quartier de Saint-Laurent, temos um plano da Lufa com legumes locais e sem pesticidas, andamos de bicicleta e transporte público.

Gerar menos lixo era uma das nossas maiores preocupações e no começo do ano, colocamos em funcionamento o nosso maior orgulho: a composteira de minhocas! Agora, tudo que não vai pro prato, vai para as minhocas e depois vai para as plantas. Muita gente deve torcer o nariz para as minhocas, mas saibam que elas são super limpinhas e trabalhadoras. Nossa composteira não tem mau cheiro nenhum (tem cheiro de terra molhada) e o que a gente coloca lá dentro some em algumas semanas. O composto gerado faz as plantas crescerem mais rápido e saudáveis. Colocamos lá restos de legumes, frutas, casca de ovo, café. Não colocamos carnes, nada gorduroso e nenhuma fruta cítrica. Resultado: nosso lixo não reciclável e não compostável é mínimo. Demoramos mais de um mês para tirar um saco de lixo médio (21L).

(Fiquei surpreso e feliz de achar esse post aqui, falando sobre lombricompostagem, que eu nem lembrava mais que tinha escrito. Previsão cumprida!)

Isso faz bem para nós e para o planeta! Esse é o nosso post dedicado ao Dia da Terra (22 de abril). Se todo mundo se esforçar para mudar um pouco os hábitos, tenho certeza que deixaremos um mundo melhor para os nossos filhos! :)

Inline image 8

Inline image 7

Inline image 2

Inline image 3

Inline image 4

Inline image 9

Potes que viraram vasos

Inline image 10

Legumes Lufa

Quem quiser ver mais fotos da Marche pour la Terre, pode clicar aqui.

Advertisements
14 Comments leave one →
  1. April 24, 2013 22:08

    É isso aí, gente! Nós aqui no Québecquando? seguimos nesse mesmo caminho, consciência ambiental é tudo! Sempre quisemos fazer compostagem, mas aqui em Brasília moramos em um apezinho tão pequenininho que não rola… Aí em Montréal a composteira de vocês fica dentro do apê? Ou fica no balcão? Se bem que não teremos planta em casa para utilizar o produto, mas talvez eu possa colocar em algum jardim… Hehehe…
    Abraços,
    Lidia.

    • April 24, 2013 22:53

      Oi Lídia,

      Nós moramos num 3 1/2, então não é tão grande. Nossa composteira fica dentro, do lado da geladeira. Talvez a gente coloque pra fora agora que começou a esquentar, mas na cozinha é mais prático! ;)

      • April 25, 2013 08:18

        Nossa! Eu juraaava que composteira tinha que ficar no quintal, ou algo assim… Então quer dizer que é tranquilo deixar na cozinha? Bom saber, agora posso convencer o Rafa a comprarmos uma! :)

  2. Les Lapins permalink
    April 24, 2013 23:35

    Gentem, que lindo que vocês participaraaaammm!! :)
    Também acho que se todo mundo fizer ao menos um pouquinho (nem é tanto esforço assim, né?), dá sim para melhorar esse mundo, para os nossos filhos, netos, e pra nós também, verdade seja dita, já que pretendemos ficar por aqui ainda um tempao, nao? :)
    Parabéns pelo engajamento!

    abraços
    Erika

  3. Sui permalink
    April 25, 2013 06:47

    Bom trabalho Fa e Julia ,me orgulho muito de vcs. estou aprendendo …Bjos saudades!

  4. April 25, 2013 10:05

    Ótimo exemplo que vcs dão para todos nós. :) E ainda com direito à entrevista hein!!!
    Bjos

  5. Lilian permalink
    April 25, 2013 12:39

    Muito legal!
    Coloca foto da composteira tb! Quero saber como é pra fazer uma aqui em casa! Bjs!

  6. April 25, 2013 13:29

    Não acharam a entrevista no site da TVA? Ainda temos planos sustentáveis pra pôr em prática assim q nos mudarmos. Abraço!

  7. April 25, 2013 18:17

    Parabéns pelas iniciativas!
    O Mundo e seus filhos irão agradecer, orgulhosamente!

  8. Edinéia permalink
    April 25, 2013 19:54

    Que orgulho para nós brasileiros e mais orgulho ainda por conhecê-los! Sou louca para fazer uma composteira, coloque a foto para eu fazer uma igual! Beijos

  9. Dainha permalink
    April 25, 2013 20:10

    Quando estiver aí, vou aprender como se faz uma composteira e depois fazer aqui em casa. bjo

Trackbacks

  1. Ano 2, mês 3 | Voilà Pourquoi
  2. 24 meses | Voilà Pourquoi
  3. Ano 3, mês 5 | Voilà Pourquoi

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: