Skip to content

CVs

August 31, 2011
by

Procurar emprego no Canadá não é como aqui. Claro, é um país diferente, com cultura diferente e costumes diferentes.

Aqui no Brasil, nas vezes em que eu quis ou precisei procurar um emprego, eu atualizava meu CV e em seguida disparava para todas as vagas dentro do meu perfil (e algumas nem tanto). Claro que qualidade importa muito mais do que quantidade, mas nesse caso a quantidade acabava gerando qualidade. Eu esperava receber os retornos para os currículos enviados e escolhia em quais entrevistas queria ir. Simples assim e sempre funcionou bem.

Agora, no Canadá eles não funcionam assim. Eles tem a tal da Lettre de Présentation, que deve ser escrita pensando naquela vaga específica e destacando seus pontos que melhor se encaixam com o que a vaga pede. Ou seja, cada caso é um caso. Tem quem recomende até mesmo alterar o CV antes de cada envio, dando mais ênfase para o que vai agradar melhor aquela determinada empresa.

Então enviar 20 CVs em menos de meia hora, c’est pas possible! Essa é a primeira coisa que estou tentando me acostumar (e me conformar). Mas, teimosa como eu sou, antes das férias eu enviei alguns CVs genéricos com uma carta de apresentação também genérica. Quis mandar genérico mesmo só pra ver o que acontecia… e o problema é que aconteceu!

Durante as férias, recebi uma resposta da conseillère de RH de uma empresa de brinquedos Canadense que está procurando um gerente de produtos. Esse é meu cargo atual e eu trabalho em uma empresa de brinquedos americana, por isso o interesse. Ela queria saber se eu estava em Montreal. Obviamente, nos meus CVs e cartas genéricos, eu não deixei isso muito claro.

Voltando das férias, lá fui eu escrever um e-mail enorme, me desculpando e explicando a situação real. A resposta veio rápido e ela queria saber se por acaso eu estava em Montreal para marcar uma entrevista. Respondi dizendo que ainda não, mas já deixando a porta aberta para mantermos contato quando eu chegar por lá.

A história talvez acabe por aqui e não sei se eu vou conseguir alguma coisa com essa empresa, mas esse não é o ponto principal. Fiquei feliz por ter recebido uma resposta. Fiquei feliz de ver que meu CV – mesmo o genérico – agradou o RH de uma empresa grande e na minha área. Fiquei feliz por ter conseguido escrever uma carta longa em francês explicando a minha situação. Considerando o pouco que conseguimos estudar nos últimos 10 meses, isso para mim já foi uma vitória.

Ainda não acho que eu estou preparada para uma entrevista em francês, mas estou correndo atrás disso. Um passo de cada vez! :-)

Advertisements
8 Comments leave one →
  1. Elke Noda permalink
    September 1, 2011 00:43

    Tem motivos de sobra para ficar feliz! :-)
    Keep walking!
    Eu, fico aqui na torcida.

    Beijos

  2. Ana permalink
    September 1, 2011 09:03

    Olá,

    Realmente, temos que nos acostumar com as “maneiras canadenses”, mas você mesmo assim conseguiu uma resposta positiva, isso deve elevar bastante as expectativas! Cada coisa a seu tempo, mas esse retorno é uma demonstração de que você tem capacidade de sobra pra se dar bem por lá, né? :) Parabéns, e agora como você falou, vamos correr atrás do resto!

    A propósito, me chamo Ana, estou no início do processo federal e não tenho blog (ainda…), mas adoro seus posts, estou seguindo-os!

    beijos.

    • Julia permalink*
      September 1, 2011 09:11

      Obrigada, Ana! :-) O jeito é correr atrás. O processo é longo, mas uma hora termina!
      Se vc decidir criar um blog, volte para avisar!

      Julia.

  3. September 1, 2011 13:00

    inveja de como as coisas são mais simples na sua área… e boa sorte no emprego!

  4. September 1, 2011 13:05

    Que legal Júlia!!! Agora é cada vez evoluir mais!!! Felicitation!!!
    Bjs :)

  5. September 1, 2011 14:08

    eu tbm estou planejando mandar uns CVs genéricos entre Setembro e Outubro pra sentir como andam as coisas pro meu lado. Tomara q tenha a mesma sorte. na pior das hipóteses vc deixa uma porta aberta! mto legal… emoção de receber um e-mail desses deve ser demais… ahahaha! Boa sorte!

  6. September 1, 2011 14:09

    Olá Julia!
    Que boas notícias! Mto legal ter um retorno. Acho que isso dá ainda mais garra de correr atrás, buscar um emprego legal, e não necessariamente se contentar com o que aparecer.
    Vejo isso como um fator de motivação não só para vc mas para todos os futuros imigrantes.
    Parabéns!

    Abs,
    Camila

Trackbacks

  1. Je travaille (ou “como eu consegui um emprego em menos de 10 dias em Montreal”) « Voilà Pourquoi

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: