Skip to content

Les événements écolos

August 16, 2011
by

:)

Montréal recentemente foi eleita pelo guia Lonely Planet, a 3ª melhor cidade para se passar o verão. Só perdeu para Barcelona e Sydney. A cidade conseguiu essa colocação graças à todos os eventos e festivais que acontecem por lá nesse período. Ontem escutei a Cécile Gladel falando como esses grandes eventos estão se tornando mais ecológicos e sustentáveis.

Um dos exemplos foi o GP de Formula 1, que recruta voluntários para literalmente revirarem os lixos e separarem o que é reciclável do que não é. Além de ajudarem o meio ambiente, podem ter acesso à todas as áreas do autódromo e assistirem à corrida. O Festival de Jazz faz uma campanha para as pessoas jogarem o lixo na lixeira correta e também recruta pessoas para fazerem uma segunda separação.

O mais supreendente foi a Coupe Rogers. Lá eles colocaram lixos com 3 separações e ainda “guardiões” de lixeira que verificavam se as pessoas estavam depositando o lixo no lugar correto. Fizeram campanha para a utilização de transporte público até às quadras. As bolas de tênis são recicladas e enviadas à muitas escolas do Canadá. Eles recortam as bolas e colam nos pés das cadeiras dos alunos, para não riscar o chão e nem fazer barulho. As raquetes são doadas às pessoas “défavorisés”. Reciclam os tapetes temporários utilizados durante o campeonato todo. A loja só vende produtos produzidos no Canadá, reduzindo os gastos com transporte e valorizando os produtores locais.

São várias pequenas atitudes que fazem uma grande diferença. Assim dá mais vontade de participar dos festivais e eventos. Quem sabe no ano que vem vejo o Djokovic ser campeão novamente…

Advertisements
10 Comments leave one →
  1. Daniela permalink
    August 17, 2011 08:47

    Que legal saber disso!!!
    Esse tipo de preocupação ecológica é essencial nos dias de hoje!! ;)
    Qto a assistir o Djoko, o masters 1000 do Canadá é disputado nos anos ímpares em Mtl e nos anos pares em Toronto, então você terá que se deslocar para vê-lo, ; a menos que vc opte pelos jogos femininos que serão disputados em Mtl em 2012.

    • Flavio permalink*
      August 17, 2011 08:51

      Hmmm… Acho que me contento em ver a Sharapova ao vivo e o Djokovic pela TV! :)

  2. August 17, 2011 09:22

    Os canadenses são ecologicamente mais evoluídos…

    • Flavio permalink*
      August 17, 2011 10:23

      Acho que não só assunto ecologia… hehehe

  3. August 17, 2011 10:00

    Ai, ai… (suspiros…) Montréal é o máximo, né gente? =D
    Abraços,
    Lídia.

  4. August 17, 2011 15:59

    Acho que o BR caminha à passos largos em ideias sustentáveis mas enqto uns remam pra frente mtos tbm remem pra trás… não sei se a balança tá mto pro “nosso” lado. Espero q no QC seja mais positivo esse saldo. Gosto de notícias como essa q vcs postaram…
    Abraço

    • Flavio permalink*
      August 17, 2011 16:06

      Sempre postaremos notícias como essa! O assunto nos interessa bastante! :)

  5. August 18, 2011 20:38

    Valeu pelo comentário no Libre au Québec. Já coloquei vocês nos links. Bom, diferente da gente, vocês já estão quase com os dois pés no Canadá. Boa sorte pra vocês. Eperamos em breve passar pelas emoções que um dia já passaram.
    Abraço,

  6. August 25, 2011 12:26

    Adorei a idéia de participar disso! Quem sabe o Fabio que adora F1 não possa participar desta empreitada em 2012?! E eu vou junto é claro!
    ;)

Trackbacks

  1. Coupe Rogers « Voilà Pourquoi

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: