Skip to content

Sobre o Frio

June 16, 2011
by

Acho que 99% dos brasileiros, quando pensam no Canadá, pensam em neve e frio – o que não deixa de ser verdade durante uma boa parte do ano.

Desde que decidimos que iríamos morar no Canadá, tenho observado a reação das pessoas com relação a esse tema. A maioria morre de medo do frio e da neve. E o medo é maior quando é de algo desconhecido, um “monstro” que as pessoas criam mesmo sem saber exatamente como é. 

Aqui em São Paulo temos no máximo 1 mês de frio por ano, com temperaturas que vão em média de 10°C a 15°C. Mesmo assim, quando a temperatura cai, esfria também dentro das casas. Esfria o banheiro e a gente sofre na hora de tomar banho. Esfria nosso quarto e a gente sofre na hora de deitar na cama gelada. Muitas vezes percebo que tenho mais frio dentro de casa do que fora.

Eu sou uma ex-friorenta. Sempre reclamei e odiei o frio. Até que passei um inverno inteiro na Europa e um finalzinho de inverno no Canadá. Lá eu aprendi a apreciar o frio e vi que ele não precisa ser sofrido.

Acho que as pessoas pegam a experiência do nosso despreparo para o inverno, e imaginam que no Canadá o sofrimento é 10 vezes maior, já que as temperaturas são 10 vezes menores. 

Mas não é bem assim. Em primeiro lugar, porque o frio deles é um frio mais seco, então de repente você percebe que está fazendo 0°C e você ainda não congelou. Quando estávamos visitando Montreal e Ville de Québec, chegamos a comentar que o tempo estava “gostoso” e estava menos de 5°C. E descobrimos que conseguimos aguentar -15°C numa boa, por que as casas estão preparadas e as roupas são mais adequadas.

Espero poder continuar animada com o frio quando chegarmos de mala e cuia em Montreal!

-15ºC em Ville de Québec :-)

A vida segue normalmente…

Normalmente! :-)

Advertisements
3 Comments leave one →
  1. June 21, 2011 11:27

    Concordo com você!!
    Lá é frio, mas eles estão preparados para isso. O que as pessoas não entendem é que a gente não fica parado, congelando lá fora!! Tudo é aquecido!!
    Ótimo post!

  2. Carol Gonçalo permalink
    August 5, 2011 00:10

    É impressionante como São Paulo é uma cidade despreparada, tanto para o calor quanto para o frio. Eu sempre reclamo do frio, mas na verdade o problema não é o clima, não é o inverno, mas sim as condições desfavoráveis que as cidades têm.
    Gostei muito do post, aposto que passar o inverno lá, comendo mapple fudge, deve ser bem melhor do que ficar congelando no ponto de ônibus totalmente desprotegido de São Paulo.

Trackbacks

  1. Ano 2, mês 1 e 2 | Voilà Pourquoi

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: